sexta-feira, 8 de março de 2013

Prefeito Adelar Pelegrini (PMDB) homenageia as mulheres de Tucumã. Dia internacional da Mulher

Neste dia 08 de março celebramos a força que a Mulher sempre exerceu na sociedade, força que resultou em mudanças significativas na história da humanidade.

Nesta data quero manifestar o meu respeito e admiração a todas as mulheres, guerreiras, empreendedoras solidárias e fraternas.

Pois é graças a você, que o amor e o respeito entre as pessoas resistem às mudanças e à degradação dos valores morais.

A Mulher sempre foi o escudo e o esteio da família e da sociedade. Por isso, rendemos nossa gratidão e homenagem, com uma prece ao Pai Celestial, para que sempre a proteja e a conserve com a paz e felicidade que tanto merece.

Adelar Pelegrini
Prefeito Municipal de Tucumã
Estado do Pará.







terça-feira, 5 de março de 2013

Secretaria Municipal de Educação de Tucumã adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


Adelar assumiu  compromisso com alfabetização das crianças representa uma resposta do poder público aos desafios da educação e a necessidade de avançarmos sempre mais na formação do cidadão

O primeiro dia do mês de março começou com uma boa noticia para os profissionais da educação no município de Tucumã. Na tarde da ultima sexta - feira, a Secretaria Municipal de Educação fez o lançamento do Programa: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa do Governo Federal desenvolvido em parcerias com os municípios.

O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Fundamental Samuel Navas e contou com a presença do prefeito Adelar Pelegrini, secretário de Educação Eleildo Virgolino, coordenadores da secretaria da educação, diretores, vice-diretores e coordenações pedagógicas das escolas e professores do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.

De acordo com o Secretário de Educação Eleildo Virgolino o programa visa a necessidade de criar estratégias para garantir o sucesso da alfabetização das crianças até os 8 anos de idade, matriculados na Rede Municipal de Ensino. “As ações previstas visam à inserção da criança no processo de alfabetização e letramento, garantindo o direito de alfabetização na idade certa”, destacou Eleildo Virgolino.

Para o prefeito Adelar Pelegrini assumir esse compromisso com a alfabetização das crianças na idade certa representa uma resposta do poder público aos desafios da educação e a necessidade de avançarmos sempre mais na formação do cidadão. Pelegrini disse ainda que os profissionais da educação vão receber uma remuneração de R$ 200,00 pela a participação e que certamente ao final do programa estaremos cumprindo uma meta do Ministério da Educação (MEC).

No lançamento, os professores dos anos iniciais do ensino fundamental receberam informações a respeito do programa e das ações do pacto pela educação comprometendo-se e responsabilizando-se pela proposta construída. Por enquanto somente professores concursados poderem aderir ao programa.

Eliane Virgolino coordenadora do programa no município destaca que “essa é uma oportunidade de efetivamente ser colocada em prática a proposta curricular construída pelos professores da rede e do professor pela formação continuada refletir sobre sua prática e buscar inovar nas ações diárias de sala de aula”.

O Programa prevê a formação continuada dos docentes, com especial atenção às questões que envolvem o currículo, a avaliação e o ambiente em que se desenvolve o processo, monitoramento e intervenção pedagógica nos casos de não aprendizagem, além de investimentos que garantam ambientes e recursos didáticos pedagógicos.

Após as apresentações e os pronunciamentos das autoridades presentes, vereadores José Valnei Pinto de Oliveira “Tiririca”, José Costa dos Santos “Pelé”, Moacir José dos Santos e Weligton Faria da Costa “Chicão Cilcone” Tanto o secretário de educação quanto a coordenadora do programa Eliane Virgolino responderam diversos questionamentos de professores relacionados ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa do Governo Federal que em tucumã passa a funcionar em parceria com o município.    

Fonte:http://blogreportercarajas.blogspot.com.br

Arena Esporte Clube de Tucumã conquista a 13º edição da Copa Integração da P A 279

A equipe de futebol do Arena Esporte Clube  disputou no último domingo no Estádio Municipal “Alberto e Cesar” a grande final da Copa Integração da P A 279 contra o selecionado  do Operação de Minas de Ourilândia do Norte. O jogo foi bastante disputado e a equipe do Arena que representou o futebol de Tucumã  jogando em casa, ganhou pelo o placar de 2 x 1, com dois gols dos jogador Alessandro, enquanto Roberval descontou pro Operação de Minas.
Arena Esporte Clube  de Tucumã Campeão da Copa Integração da P A 279
Durante toda a competição o time do Arena manteve-se muito bem, obtendo ótimos resultados. A vitória no Campeonato foi através do esforço e dedicação de toda a equipe técnica, atletas e dirigentes dessa equipe que é campeã da 13º edição da Copa Integração da P A 279.
Operação de Minas. Vice - Campeã da Copa Integração da P A 279
A Secretaria de Esporte e Lazer através do Secretário Biancardine Ferreira de Sousa, João Clímaco “Chulapão” presidente da Liga Esportiva Tucumaense (Letuc) e o prefeito municipal Adelar Pelegrini (PMDB) parabenizam a equipe de futebol do Arena por mais essa conquista.
Levantando a Taça. Prefeito Adelar entregou a Sérgio Capitão da equipe do Arena a taça de campeão da Copa Integração da P A 279 edição 2013
As cidades de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte sendo que Tucumã participou como anfitriã da competição o que se sagrou campeã da Copa Integração da P A 279. O jogo teve transmissão pela Rádio Líder FM em tempo real para as cidades de Tucumã e Ourilândia do Norte.
Campeã.
Arena Esporte Clube foi a campo com a seguinte formação: Cássio ( Pará), Rubens, Dirceu, Carlos Cesar, João Neto, Alessandro, Maycon Junior, Adailton, Aldo Lopes, Sérgio e Antonio Carlos. Técnico Francisco dos Reis “Ratinho”.
Vice – Campeão


Já a equipe do Operação de Minas de Ourilândia do Norte foi Vice – Campeão com: Cesar, Roberval, Douglas, José Valmares,  Silveira, Weverson, Diego Amorim, Marcos, Gilmar, Eduardo Rodrigues, John. Técnico Eugênio