sábado, 20 de abril de 2013

Dia D de vacinação terá mais de 1 milhão de doses

Dia D de vacinação terá mais de 1 milhão de doses (Foto: Daniel Pinto)


É hoje o “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra a gripe em todo o país. No Pará, cerca de 25.000 trabalhadores, entre voluntários e toda a equipe participarão da campanha em mais de 7.000 postos de vacinação espalhados por todo o Estado. Foram disponibilizadas 1 milhão e 300 mil doses para 143 municípios.

A vacinação é essencial para os grupos prioritários, que devem se dirigir aos postos até o dia 26 deste mês. A Coordenadora Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Jaíra Ataíde, explica quem deve ir aos postos: “A prioridade é das gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente, até 45 dias depois), idosos, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos e portadores de doenças crônicas”. Sendo que este último grupo deve levar alguma comprovação de que tem aquele tipo de doença.
A coordenadora explica ainda que as gestantes precisam comparecer mais na campanha. Segundo dados da Sespa, em 2012 apenas 76,23% das gestantes do Estado foram vacinadas, um pouco abaixo da meta de 80% da secretaria. Esse ano são 106 mil grávidas para vacinar no Pará: “As gestantes precisam estar cientes da importância de estar protegida, já que a própria gestação diminui a imunidade”.
“Em alguns grupos a campanha já está consolidada. Por exemplo, encontramos grande parceria nos idosos, que vão para a fila, organizam, brigam, reclamam e exigem os direitos deles”, ressalta Jaíra Ataíde. Os idosos representam o maior grupo entre os prioritários: 550 mil em todo o Estado. As crianças na idade recomendada são 203 mil.
A vacina que está sendo distribuída nessa campanha é trivalente, valendo para os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Segundo a Sespa, casos de todas as três já foram encontrados no Pará. “Por isso que, quando vacinamos o grupo prioritário, não protegemos apenas eles, mas todo mundo. Se eles não se contaminam, também nos protegem”, explica.
Além de tomar a vacina, a coordenadora da Sespa deu também dicas de como evitar que o vírus se espalhe: “Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com um lenço. Lave sempre as mãos, não divida canudinhos, copos. Essas são questões de higiene que ajudam muito a conter o vírus”.
(Diário do Pará)

Sem comentários:

Enviar um comentário