segunda-feira, 29 de abril de 2013

Secretário discute com lideranças do sul projeto para agricultura e pecuária e incentivou o Prefeito Adelar Pelegrini de Tucumã a investir no cultivo do cacau como alternativa econômica para o município.

Secretário discute com lideranças do sul projeto para
agricultura e pecuária
ASCOM
O secretário Hildegardo Nunes foi aos municípios do sul do Estado conhecer demandas e discutir projetos com os novos gestores
O secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, se reuniu no final de semana com prefeitos e agricultores do sul do Pará, para discutir as necessidades, demandas e os projetos para as áreas de agricultura e pecuária na região, voltados ao incremento da produção de alimentos, ao agronegócio e à agricultura familiar.
O secretário entregou uma patrulha mecanizada à Prefeitura de Tucumã, e incentivou o prefeito Adelar Pelegrini a investir no cultivo do cacau como alternativa econômica para o município. Depois de visitar os assentamentos Maria Preta e União, Hildegardo se reuniu com produtores rurais do município. As principais demandas da região estão relacionadas às necessidades de melhorar a bacia leiteira, incentivar a piscicultura e a apicultura, ao fornecimento de calcário para corrigir a acidez do solo, à introdução da agricultura mecanizada, ao calendário agrícola, à oferta de sementes para o plantio, ao apoio à lavoura comunitária, à melhoria do acesso às estradas para garantir o escoamento da produção, e às necessidades específicas de cada município.
“A região produtiva da PA-279 deve ser fortalecida, pois dispõe de boas terras, um bom clima e boa gente para trabalhar”, declarou Hildegardo Nunes, que na ocasião recebeu o título de Cidadão Ourilandense, proposto pelo vereador José de Arimatéia.
Em 2013, o secretário retornou à região para conhecer as necessidades dos novos prefeitos e secretários municipais de Agricultura. “É preciso conversar e ouvir as reivindicações dos gestores e ver o que será possível fazer para atender a cada um dos municípios em suas particularidades”, declarou o secretário.
Outros cinco prefeitos da região foram atendidos pelo secretário na Câmara Municipal de Ourilândia do Norte, para a discussão sobre agronegócio. “Nós já temos o projeto Casulo, com 40 famílias produzindo cacau, feijão, arroz, milho, banana e hortaliças, mas é necessário implantar o projeto em todos os assentamentos”, frisou o prefeito Maurílio Gomes, de Ourilândia, que lamentou ter deixado a produção agrícola em segundo plano para atender a demanda de minério.
A agenda de trabalho do secretário foi encerrada em Xinguara, onde ele lançou o projeto experimental “Vaca cheia”, no qual os produtores terão o apoio dos governos municipal e estadual para inseminar o gado, e assim aumentar a produção. O secretário participou, ainda, de um dia de campo na fazenda Santa Rosa, onde falou sobre produção de milho e suas propriedades de produção e manejo.
FONTE: AGÊNCIA PARÁ

Sem comentários:

Enviar um comentário