sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Pará vai ser declarado um estado livre da febre aftosa a partir de maio deste ano

Por: G1

O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura.
Pecuária e Abastecimento (Mapa), que prevê que no próximo mês, além do Pará, sete estados da região Nordeste concluam a erradicação da febre Essas áreas serão reconhecidas nacionalmente como livres da doença e a expectativa é de que haja também o reconhecimento desse status pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 2014.

O Pará é o 4º maior produtor de carne e o maior exportador de boi em pé do país. Em 2012, o total de bovinos e bubalinos exportados vivos chegou a 388.188.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), no final de janeiro de 2013 as últimas propriedades rurais do estado receberam o resultado negativo no teste que detecta a doença. Ao todo, foram testadas mais de 13 mil amostras de 382 propriedades em 58 municípios do Pará.

O resultado é uma exigêndia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que o estado receba o status de livre da febre aftosa, que póde acontecer ainda no primeiro semestre. A expectativa dos produtores é que em 2014 este reconhecimento seja internacional, o que pode beneficar as exportações do estado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário